A prevenção a ataques a residências requer cuidados na estrutura da casa e também na rotina dos familiares, tendo em vista que as quadrilhas especializadas nesse tipo de crime buscam informações sobre as vítimas antes de agir. Quando o assunto é segurança, a Prevenção é o melhor remédio.
1) Se for sair, evite deixar sua residência com aparência de vazia. Cortinas e persianas completamente fechadas e luzes acessas durante o dia e a noite, são indicativos de morador ausente. Peça ajuda aos seus vizinhos, não deixando acumular jornais e correspondências.
2) Acostume-se a trancar sempre portas e portões de acesso de sua casa. Não os deixe abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos. Os delinqüentes valem-se de nossos descuidos.
3) Evite ficar de bate papo com amigos e parentes na calçada em frente à sua
casa, pois facilmente o meliante poderia abordá-los para entrar na residência e concretizar o assalto.
4) Instale sistemas de segurança como CFTV, Cerca Elétrica e Alarmes monitorados por uma empresa especializada na área de segurança.
5) Ao chegar do trabalho ou de um passeio de carro, antes de entrar em casa verifique se há pessoas estranhas, ou com atitudes suspeitas, motocicleta ou veículo estacionado ou sistematicamente passando e observando a sua residência ou o prédio, procure observar às características e telefone de imediato para a Polícia Militar (190), que mandará uma patrulha para o local.
6) Não admita o ingresso de estranhos em sua casa. As credenciais de carteiro, leitores de hidrômetro, entregadores de gás, funcionários das companhias de telefone e de energia elétrica, etc., devem ser devidamente examinadas e, em caso de dúvida, devem ser confirmadas por telefone. Sempre que possível alerte os outros familiares, ou o vizinho mais próximo, quando franquear a entrada de um deles em seu lar.
7) Procure manter a entrada de sua casa livre de obstáculos que impeçam sua
ampla visão do interior do imóvel. Evite obras de arte, decorações de jardim,
etc., que dificultem sua própria observação e também a de seus vizinhos, das
áreas de acesso.
8) Quando estiver só em sua casa e surgir um estranho que pretenda fazer
entrega de encomendas não esperadas (presentes, flores, malas diretas, etc.), não abra sua porta e peça para que volte em outro horário. Se decidir atender, avise pelo telefone um vizinho e peça que ele fique observando o que irá suceder. Havendo outras pessoas na casa, uma delas, devidamenteresguardada, deve permanecer alerta vigiando o atendimento.
9) Ao contratar empregados, dê preferência àqueles que apresentam referências idôneas e que possam ser confirmadas mais facilmente. Se residirem fora do emprego, faça uma verificação de endereço antes de empregá-los. Em caso de dúvida, consulte a Polícia.
10) A noite mantenha um bom sistema de iluminação externa.
Fonte: PMMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário