quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Pela primeira vez, mulher assume comando de policiamento de Belo Horizonte!

A coronel Cláudia Araújo Romualdo assumiu na segunda-feira (25) o Comando de Policiamento da Capital - Belo Horizonte. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo nos 236 anos da Polícia Militar de Minas Gerais. Ela assume no lugar do coronel Rogério Andrade. 

A coronel Cláudia Romualdo é considerada uma oficial de linha de frente, na gíria policial chamada de “operacional”. No comando da 3ª Região, responsável pelo policiamento de 22 cidades da Grande BH, a coronel esteve à frente de operações consideradas importantes pelo comando da PM. Em setembro, coordenou a equipe que apreendeu cerca de 150 quilos de pasta base de cocaína em Lagoa Santa. Na madrugada de 19 de dezembro, quando cerca de 100 detentos fizeram agentes penitenciários reféns em Pedro Leopoldo, participou da negociação para controlar motim e libertar reféns. 

Formada em direito pela UFMG, Cláudia Romualdo é solteira, nasceu em BH e é
filha de um coronel e uma professora aposentada. Está na PM há 27 anos e fez parte da terceira turma de mulheres na corporação.

Durante a primeira entrevista no cargo, a oficial disse que é natural que, por ser mulher, exista uma curiosidade inicial sobre como irá comandar o CPC. “Fora o batom e a maquiagem, sou uma policial com o mesmo treinamento”, resumiu. Ela anunciou que a primeira tarefa será reunir-se com comandantes de todos os batalhões sob sua responsabilidade para uma avaliação preliminar. Também prometeu dar atenção especial aos casos de adolescentes infratores, abusos de flanelinhas, além dos constantes ataques a caixas eletrônicos com explosivos e “saidinhas de banco”. 

O comandante-geral da PM, coronel Márcio Martins Sant’Ana, afirmou que “aposta todas as fichas na coronel Cláudia”. Martins informou que a decisão de Andrade de se transferir para a reserva “foi pessoal, para ficar com a família e sem maiores explicações”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário