Se o caixa eletrônico ou equipamento do banco no comércio estiver inoperante, não aceite oferta de estranhos de passar seu cartão em terminal avulso, mesmo que se apresentem como funcionários do banco. Fraudadores têm utilizado esse golpe para clonar (copiar os dados) cartões e obter senhas.
Ao digitar sua senha, mantenha o corpo próximo à máquina, para evitar que
outros possam vê-la ou descobrí-la pelo movimento dos dedos no teclado. As pessoas atrás de você devem respeitar as faixas de segurança.
Prefira utilizar os caixas automáticos instalados em locais de grande movimentação e, se possível, em ambientes internos (shoppings, lojas de conveniência, postos de gasolina etc.).
Sempre que possível, faça seus saques no horário comercial, quando o movimento de pessoas é maior, evitando o período noturno. Quando precisar realmente sacar dinheiro à noite, leve um ou mais acompanhantes adultos para que fiquem fora da cabine, como se estivessem na fila.
Nunca aceite ou solicite ajuda de estranhos, mesmo que não lhe pareçam suspeitos.
Esteja atento à presença de pessoas suspeitas ou curiosas no interior da cabine ou nas proximidades. Na dúvida, não faça a operação.
Evite conversar com pessoas estranhas dentro e fora do banco.
Ao sacar dinheiro em banco, evite colocá-lo no bolso de trás. Se possível
distribua o volume de dinheiro por vários locais do vestuário.
Caso não consiga concluir uma operação, aperte a tecla ANULA ou CANCELA.
Em caso de retenção do cartão no caixa automático, aperte a tecla ANULA ou CANCELA e comunique-se imediatamente com o banco. Tente utilizar o telefone da cabine para comunicar o fato. Se ele não estiver funcionando, pode tratar-se de tentativa de golpe. Nesses casos, nunca aceite ajuda de desconhecidos, mesmo que digam trabalhar no banco, nem digite senha alguma na máquina.
Cuidado ao utilizar telefones de terceiros desconhecidos, especialmente os celulares, para comunicar-se com o banco, pois os dados de sua conta e senha ficam registrados na memória do aparelho. Além disso, você poderá não estar falando com representante do banco.
Não se preste a receber créditos de pessoas desconhecidas em sua conta. Propostas desse tipo são feitas por golpistas, nas proximidades de caixas automáticas e de agências.
Desconfie de vantagens financeiras ou dramas familiares que lhe sejam apresentados por desconhecidos na fila do caixa automático, especialmente propostas de utilização de sua conta para transferência de valores.
Quando sair do banco olhe sempre para todos os lados e verifique se você
não está sendo seguido.
Qualquer sinal de anormalidade no interior de caixas eletrônicos ou agências
bancárias, como pessoas nervosas, com atitude de total submissão diante de
outras pessoas, deve ser imediatamente comunicado à Polícia Militar através
do 190.
Fonte: Federação Brasileira de Bancos (FRABAN) e PMMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário