sexta-feira, 31 de maio de 2013

TROTE, TÔ FORA

 




















190 - PM LANÇA CAMPANHA SEM TROTE VOCÊ PODE SALVAR UMA VIDA


O 190 da Polícia Militar é, provavelmente, o número de prestação de serviços de emergência mais conhecido em todo o Estado. Para chegar aos 853 municípios mineiros e levar segurança a pessoas de todas as idades, a Instituição conta com profissionais treinados para detectar chamadas reais e trotes.

Atende, aproximadamente, um público-alvo de 5 milhões de pessoas, em uma demanda diária de 15 mil ligações, com precisão e objetividade. Para isso, essas chamadas são avaliadas e, rapidamente, seguem um processo de encaminhamento.

Todos os dias, a PM recebe 3 mil trotes, ligações que tomam o tempo do atendente e impedem que um fato real receba atendimento. E o pior: essas chamadas são, em sua maioria, feitas por crianças e adolescentes.

Como o 190 é um serviço de emergência que, a todo o momento, salva vidas, a campanha Sem Trote, Você pode Salvar uma Vida pretende reduzir estas brincadeiras e, com isso, ampliar o serviço 190, atendendo, com mais agilidade, um maior número de pessoas.

Nesta campanha, a participação de pais e responsáveis é de fundamental importância para observar, orientar e impedir que os jovens e pessoas desocupadas atrapalhem o 190.
O trote é crime previsto no Código Penal e prevê pagamento de multa ou de um a seis meses de detenção.


SLOGANS

O slogan TROTE É CRIME será utilizado para mostrar que, além de prejudicar a agilidade do sistema, as pessoas podem ser penalizadas, de acordo com a lei.

TROTE, TÔ FORA serve para mostrar crianças e adolescentes que ligar para o 190, sem qualquer motivo, pode prejudicar um parente, um amigo.


VOCÊ SABIA QUE ...

... pode falar com 190 de qualquer lugar e a qualquer hora? A ligação é

terça-feira, 28 de maio de 2013

ATENÇÃO: Dicas de Segurança Indivíduo Suspeito











Além de:

1) procure um local seguro e não esqueça de acionar a REDE (laço) através da Lista de Contatos, isso evita que seu vizinho chegue em casa despercebido e seja assaltado;

2) ao acionar a REDE, ligue primeiro para a residência do vizinho onde o suspeito esteja próximo;

3) ao ligar para o seu vizinho, não esqueça de repassá-lo o máximo de informações possíveis do suspeito com calma;

3) digam a todos para verificarem a segurança própria;

4) caso necessário use a senha e a contra-senha;

5) ligue também para a sua família.
* Dicas básicas como esta evita um assalto e não dá margem para o marginal cometer o crime.

* Seja solidário. NÃO SEJA UMA VITIMA FÁCIL, dificulte o máximo a ação do marginal. PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO.

* Os ladrões geralmente ‘atacam’ aquelas pessoas que aparentam ser mais displicentes, desatentas, ou seja, que estão mais vulneráveis em relação à segurança.


Fonte: Coordenador do Projeto

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Vizinhos aderem a programa para evitar roubos em Divinópolis, MG

Rede de Vizinhos Protegido
(Foto: Reprodução/TV Integração)
Rede de Vizinhos Protegidos foi criado pela PM há quatro anos. Mais de 40 bairros já aderiram ao projeto.

A Polícia Militar instalou há quatro anos em Divinópolis, no Centro-Oeste, o projeto Rede de Vizinhos Protegidos, que é implantado em mais de 40 bairros da cidade para evitar assaltos e furtos. Os moradores estão, cada vez mais, aderindo ao projeto e, além de investir em equipamentos eletrônicos, como câmeras e alarmes, eles se unem para integrar ao projeto.

A dona de casa Maria Pia Amaral sai na rua para olhar o movimento várias vezes por dia. Na região Central da cidade outros moradores fazem a mesma coisa. “Todos que participam da Rede de Vizinhos têm três ou mais apitos, e quando a gente vê algo suspeito apitamos, e todos começam apitar junto”, disse.

O apito é o sinal que algum vizinho precisa de ajuda. Uma forma de aumentar a segurança nas casas e no comércio e, assim, diminuir a violência e a criminalidade. "Sempre que nos deparamos com algo fora do comum, nós comunicamos por meio do apito", completou a dona de casa.

Quem faz parte do Programa Rede de Vizinhos Protegidos tem um contato direto com a Polícia Militar. Mesmo quando não tem chamado, os policiais conversam com os moradores para saber o que pode ser feito para aumentar a segurança das ruas. “Antes a gente ligava e demoravam vir. Agora com a rede eles vêm rápido e é muito bom”, disse a empresária Cláudia Lage.

Em Divinópolis quatro mil famílias fazem parte do programa e mais pessoas

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Bom dia por quê?


Abaixo o mau humor 

Pessoas mal-humoradas, rabugentas, que vivem ‘emburradas’, como se diz no interior, são pessoas carentes, emocionalmente
inseguras, pobres de espírito. 

Pessoas com as quais ao se conversar ou tratar, temos que saber antes como está o seu humor. São pessoas fadadas ao fracasso no relacionamento interpessoal e, portanto, distantes do sucesso que tanto almejam.

Fonte: Luiz Marins – Momentos de Motivação & Sucesso – 52 dicas semanais para você viver motivado para vencer!

Seja solidário e amigo do seu vizinho. Ele é o seu socorro mais próximo.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Rede de Vizinhos Protegidos: PM e moradores unidos contra a criminalidade

Nilson mostra a placa de identificação
da Rede de Vizinhos Protegidos
Uma nova ferramenta de combate à criminalidade foi implantada em Itabira no ano passado, especificamente no bairro 14 de Fevereiro (região central). Chamado de Rede de Vizinhos Protegidos, o sistema conta com um importante aspecto para dar certo: a parceria entre a Polícia Militar e a comunidade. A rede é um programa que consiste no monitoramento dos próprios moradores. Na existência de qualquer movimento suspeito, os vizinhos se comunicam e fazem apitaço.

A Polícia Militar, constantemente, faz o rastreamento da região através das rondas com viaturas, motos ou bicicletas. Reuniões são promovidas com os moradores e visitas da PM às casas são feitas para prestar orientações quanto à segurança.

O presidente da Associação do Bairro 14 de Fevereiro, Nilson Pereira Cunha, o Japão, afirma que a credibilidade do bairro ao acionar a polícia é bem maior, pois existe uma relação de parceria com a corporação. “Um vizinho olha o outro, eles ficam mais atentos. Em situações diferentes, o vizinho avisa sobre algum movimento estranho. Temos parceria com a PM, que prontamente nos atende”, informa Nilson.

Ele ainda disse que o único investimento dos moradores foi com a aquisição

sexta-feira, 3 de maio de 2013

ITAPOÃ: Polícia descobre esquema de desmanche de carros roubados na Pampulha

Um homem foi preso e dois veículos roubados apreendidos 

Após a denúncia de um roubo de carro, policiais chegam à suspeito de receptação de veículos roubados e desmanche para venda de peças no bairro Itapoã, na região da Pampulha. 

Segundo a Polícia Militar, na madrugada desta sexta-feira (22), uma denúncia anônima dava conta de que um veículo acabava de ser tomado de assalto. 

Com as informações em mãos, os militares estiveram no local indicado, no caso, a avenida Jornalista Waldir Lau, e viram o suspeito no carro, um Celta preto. Porém, ao invés de abordarem o homem naquele momento, preferiram seguí-lo discretamente, desconfiados do destino do veículo roubado. O suspeito chegou a um local conhecido pelos policiais como ponto de desmanche de carros roubados. 

Pouco tempo depois, outro homem chegou em um Fiat Honda e, em seguida, chegou mais um suspeito em outro carro roubado, confirmando a suspeita dos militares. No momento da abordagem, o suspeito que estava no Honda conseguiu